quarta-feira, 18 de abril de 2012

Judô: Origem e filosofia



O Judô surgiu de um aperfeiçoamento do antigo jiu-jitsu. Quem foi responsável por esse aperfeiçoamento foi Jigoro Kano.
 O antigo jiu jitsu era uma luta onde se prevalecia à força física onde o seu objetivo era somente ferir ou acabar com seu oponente, essa modalidade de lutas não era aceita para ser lecionada em escolas, devido a sua Brutalidade. Quando Jigoro Kano tinha 18 anos resolveu treinar jiu-jitsu, porem era fisicamente fraco e acabou se frustrando, foi dai que ele tirou a ideia de criar uma variação do judô que se tornou o Judô, para criar seres humanos mais equilibrados e flexíveis e não seres brutos. Diferente do jiu-jitsu que se baseia em shin Ken Shobu (vencer ou morrer, lutar ate a morde), o Judô se baseava no estilo Yoshin Ryu (ceder para vencer). Kano devido a sua ampla cultura geral utilizou aspectos da física em sua luta como equilíbrio, gravidade, deslocamento e alavancas, também criaram ferramentas didáticas para o aperfeiçoamento de suas técnicas, outras ferramentas importantes foi uma roupa especial para aquentar as projeções e quedas, ela se chamava judoqui, conhecida no ocidente como kimono. Em fevereiro de 1882 foi inaugurada a 1ªescola de judô no mundo denominada Kodokan, ela ficava no segundo andar de um templo budista, no inicio a escola só tinha 12 tatames. A metodologia imposta por Kano era através do Kata e Randori, exercícios para evolução motora, intelectual e cultural. O judô foi muito bem aceito pela população japonesa, pois as pessoas sentiam necessidade de uma pratica para melhorar sua estabilidade, disciplina e sobriedade. Kano organizou uma pedagogia para o ensino chamada gokio, na qual as técnicas perigosas eram descartadas. Apartir de 1889 o próprio Jigoro Kano começou a difundir sua arte para os demais países e continentes.
Jigoro Kano morreu com 77 anos, no dia 04 de maio de 1938, deixando não somente uma modalidade desportiva mais sim um estilo de vida. Em 1951 foi criado o Comitê Internacional de Judô, onde a primeira presidente foi Risei Kano, filha de criador do esporte.
O judô se baseia no melhor uso da energia que existe dentro de cada um, a palavra judô, quer dizer o caminho suave (JU) que nos leva a perfeição (Do) e tem como filosofia três princípios: Seiryoku-zem-yo, Jita-kyoei e o Ju.
Seiryoku-zem-yo (Máxima eficiência com mínimo esforço) é um principio que trabalha com criar um espirito forte, que caminhe junto com o corpo, pois sem essa harmonia de mente e corpo nenhum judoca terá o equilíbrio e eficiência.
Jita-kyoei (Bem estar e benefícios mútuos) visa mostrar a importância da solidariedade para assim conseguir um desenvolvimento individual e global, para se tornar seres humanos generosos e fraternos, não somente no judô.
Ju (Suavidade) visualiza a importância de usar a técnica, para economizar o máximo de energia e ter mais eficiência nas suas execuções dos seus atos.
No Brasil o judô foi introduzido devido a grande imigração de japoneses e teve como dinfundidor o Conde Koma (conhecido como Mitsuyo Maeda ou Eisei Maeda) em novembro de 1914. O conde Koma também foi responsável pela disseminação do judô e do jiu-jitsu na América latina. Foi neste período que o Conde teve como alunos alguns integrantes da família Gracie, onde após a sua morte deram sequencia no seu trabalho.

As Graduações do Judo 
No judo temos duas escala de graduação aonde primeira, chamada Kyu, vai da faixa branca(iniciante) até a faixa marrom, a segunda, chamada de Dan, vai da faixa preta até faixa vermelha, veja as tabelas abaixo:
KYU




Dan

Avaliação fisica e treinamento específico para judo


Todo atleta tem certo nível de preparação aeróbia e anaeróbia. Cabe ou treinador/ preparador avalia-lo adequadamente para escolher a melhor opção de treino. Especificamente para o Judô foi desenvolvido um teste intermitente (special judô fitness test –SJFT)
            O SJFT consiste em três períodos ( 15seg, 30seg, 30seg)e intervalos de 10seg. Em cada período o atleta e devera realizar arremessos em dois parceiros( separados em 6 metros) o maior numero de vezes.Imediatamente e após 1min do final do teste, é verificada a frequência cardíaca do atleta.Os parceiros devem ter altura e peso próximos do atleta que esta realizando o teste. A capacidade do numero Maximo de arremessos indica o metabolismo anaeróbio do atleta e a recuperação cardíaca o metabolismo aeróbio.
            Para executar o treino do atleta o preparador após o teste analisa a necessidade aeróbia ou anaeróbia. Os treinos respeitam a seleção esforço pausa do judô, que é 15 seg para 30 seg ( 15 seg de esforço para 30 seg de descanço). O treino também e dividido em sessões que simboliza  a direção de uma luta e a quantia de lutas de um campeonato .Os treinos no Judô são feitas,então,em sessões de cerca de 5 minutos, respeitando a seleção E:P, intervaladas por 1 a 8min para condicionamento aeróbio e de 5 a 10 minutos para anaeróbio,são feitas cerca de 8 sessões, que simulam o numero de lutas Maximo em sequencia em um campeonato.

Referências:

Proposição de avaliação Física para atletas de Judô

Emerson Franchini *

Monica Yuri Takito **

Fabrício Boscolo Del Vecchio***

E exposição da aula .