quarta-feira, 14 de março de 2012

Jogos Recreativos de Lutas


Introdução: Os Jogos recreativos têm como principal objetivo, a aprendizagem das modalidades como: Conquista de objeto, conquista de território, rapidez e atenção, desequilibrar, combate, reter e imobilizar. De maneiras dinâmicas onde os alunos se divirtam e aprendam ao mesmo tempo.
Essas brincadeiras podem ser feitas com crianças de diversas idades.

Conquista de objeto

Nome: A garrafa é minha
Objetivo: Conquista de objeto
Material: Cordas e garrafas
Formação: Formar duplas com seus alunos, Ira amarrar uma corda no tornozelo deles  Organização: deixar uma garrafa na frente de cada oponente, os mesmos estando de costas  uma para o outro.
Execução: Ao som do professor a brincadeira começa, ganha quem conseguir tocar na garrafa primeiro.
Ação Motora Ataque/Defesa: Toque, agarrar, desequilibrar / Esquiva, livrar

Conquista de Território

Nome: Cabo de guerra humano
Objetivo: Conquista de Território
Material: Arcos
Formação: Formar duplas com seus alunos
Organização: Segurar pela mão do colega
Execução: Com as mãos unidas o colega tenta trazer o outro para dentro do seu território. Vence quer conseguir primeiro
Ação Motora Ataque/Defesa: Desequilibrar / Reter

Rapidez e Atenção

Nome: A BOLA DO GUARDA
Objetivo: Rapidez e Atenção
MATERIAL: Bola
Formação: Círculo
Organização: Alunos em círculos um ao centro com a bola
Execução: Ao sinal, o que está no centro, atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.
Ação Motora Ataque/Defesa: Agarrar, toque / Esquiva







Desequilibrar

Nome: Sumozinho
Objetivo: Empurrar ou derrubar o adversário para fora da área demarcada
Material: Corda para marcar a área
Formação: Duplas
Organização: Frente a frente, dento do circulo demarcado
Execução: Ao sinal, os dois adversários que estão dentro do circulo tentam desequilibrar o adversário para fora da área demarcada.
Ação Motora Ataque/Defesa: Desequilibrar, agarrar / Resistir, livrar

Reter e imobilizar

Nome: Tartaruga
Objetivo: Reter e imobilizar
Material: Não há
Formação: Em duplas
Organização: Um quatro apoios e o outro em cima
Execução: Ao som do professor o aluno que esta em cima tenta imobilizar o que esta por baixo, usando técnicas livres.
Ação Motora Ataque/Defesa: Reter, imobilizar / Livrar, resistir

Combate

Nome: Pega Dedo
Objetivo: Combate
Material: Não há
Formação: Em duplas
Organização: Um de frente ao outro
Execução: Ao som do professor os alunos tentarão pegar o dedo do pé do adversário.
Ação Motora Ataque/Defesa: Imobilização, reter, agarrar, toque / Esquiva, livrar, resistir

Nenhum comentário:

Postar um comentário