Introdução: Os Jogos recreativos têm como
principal objetivo, a aprendizagem das modalidades como: Conquista de objeto,
conquista de território, rapidez e atenção, desequilibrar, combate, reter e
imobilizar. De maneiras dinâmicas onde os alunos se divirtam e aprendam ao
mesmo tempo.
Essas
brincadeiras podem ser feitas com crianças de diversas idades.
Conquista de objeto
Nome: A garrafa é minha
Objetivo: Conquista de
objeto
Material: Cordas e garrafas
Formação: Formar duplas com
seus alunos, Ira amarrar uma corda no tornozelo deles Organização: deixar uma
garrafa na frente de cada oponente, os mesmos estando de costas uma para o outro.
Execução: Ao som do
professor a brincadeira começa, ganha quem conseguir tocar na garrafa primeiro.
Ação Motora Ataque/Defesa: Toque,
agarrar, desequilibrar / Esquiva, livrar
Conquista de Território
Nome: Cabo de guerra humano
Nome: Cabo de guerra humano
Objetivo: Conquista de
Território
Material: Arcos
Formação: Formar duplas com
seus alunos
Organização: Segurar pela
mão do colega
Execução: Com as mãos unidas
o colega tenta trazer o outro para dentro do seu território. Vence quer
conseguir primeiro
Ação Motora Ataque/Defesa: Desequilibrar
/ Reter
Rapidez e Atenção
Nome:
A BOLA DO GUARDA
Objetivo: Rapidez e Atenção
MATERIAL: Bola
Formação: Círculo
Organização: Alunos em círculos um ao centro com a bola
Execução: Ao sinal, o que está no centro, atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.
Objetivo: Rapidez e Atenção
MATERIAL: Bola
Formação: Círculo
Organização: Alunos em círculos um ao centro com a bola
Execução: Ao sinal, o que está no centro, atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.
Ação Motora Ataque/Defesa: Agarrar,
toque / Esquiva
Desequilibrar
Nome: Sumozinho
Objetivo: Empurrar ou derrubar o adversário para
fora da área demarcada
Material: Corda para marcar a área
Formação: Duplas
Organização: Frente a frente, dento do circulo
demarcado
Execução: Ao sinal, os dois adversários que
estão dentro do circulo tentam desequilibrar o adversário para fora da área
demarcada.
Ação Motora Ataque/Defesa: Desequilibrar,
agarrar / Resistir, livrar
Reter e imobilizar
Nome: Tartaruga
Objetivo: Reter e imobilizar
Material: Não há
Formação: Em duplas
Organização: Um quatro apoios e o outro em cima
Execução: Ao som do professor o aluno que esta
em cima tenta imobilizar o que esta por baixo, usando técnicas livres.
Ação Motora Ataque/Defesa: Reter,
imobilizar / Livrar, resistir
Combate
Nome: Pega Dedo
Objetivo: Combate
Material: Não há
Formação: Em duplas
Organização: Um de frente ao outro
Execução: Ao som do professor os alunos tentarão
pegar o dedo do pé do adversário.
Ação Motora Ataque/Defesa: Imobilização,
reter, agarrar, toque / Esquiva, livrar, resistir
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